noticias recentes

sábado, 4 de agosto de 2012

Democracia?


Todos querem a democracia, mas ninguém gosta de ser democrata.

 Quando ouvimos constantemente as pessoas gritarem aos quatro ventos que o melhor modelo político é a democracia, chegamos a pensar que estão sendo sinceros, mas vejamos se realmente aguentam um debate político com ideias  favoráveis e contrárias. Em outras palavras, todos gostam de elogios, mas ninguém admite receber críticas (seja qual for o tamanho delas) a democracia só é boa quando atende os meus interesses. Quando esses interesses são contrariados com opiniões adversas, aí deixa de ser democracia e passa a ser opinião errada ou sem valor.

A democracia, na prática, é um discurso e uma estrutura que vem tentando de toda a forma proteger os interesses dos que são financeiramente, bem nutridos. Já ouvi muitos dizerem  assim, (a melhor forma para roubar em grande quantidade, é de forma suave, de pouco em pouco, sem violência).

Outro problema da democracia popular é que ela é merecedora de desconfiança porque nela as massas são soberanas, mas essa soberania é exercida por um agente demagógico, que se torna manipulador das massas. O seu caráter demagógico, adulador, mentiroso e enganador que seduz o povo, que lhe outorga o poder. No caso da democracia no Brasil, penso que se torna necessário muitas reflexões.

Primeiro, aqui temos o político profissional. Esse realmente é um grande demagogo. Demagogo, significa dizer, que o político que assim age, usa um discurso que alcança o emocional das pessoas, as envolve e as ilude pois que na verdade é tudo vazio, porque não parte das convicções do político, mas do propósito de enganar o povo.

Segundo, o povo vende o poder, e vende barato. O poder é popular, mas por dez, quinze, vinte, cinquenta ou cem reais a pessoa, na fila do voto, o vende para qualquer criminoso que, depois de comprar esse poder, passa a exercê-lo  contra o povo.

Em Grécia Antiga estavam excluídos da vida política os estrangeiros, os escravos, as mulheres e as crianças; no Brasil, estão excluídos todos que, por ignorância política, abrem mão desse direito por um botijão de gás, alguns litros de gasolina, dinheiro ou outro favorecimento qualquer.

arnobiofiuzza

Nenhum comentário:

Postar um comentário