noticias recentes

terça-feira, 4 de dezembro de 2012


Sendo  ou não cristão a maioria das família comemoram o Natal. Uma data  que temos para estar com os  amigos ou parentes que vemos uma vez ou  outra ou quase nunca  vemos:  é só uma desculpa para reunir a todos e fazer um bom bate papo  regado  a  muita bebida, e comida

Mas acho que a cada ano o Natal vai ficando mais frio, sem-graça. Os dias anteriores e a correria para comprar presentes e fazer toda aquela comida exagerada acabam estragando o lado bom, que é estar com pessoas que gostamos. Na hora da festa, estão todos cansados da correria e já lamentando o trabalho de arrumar tudo depois.

Além disso, o desperdício e o consumismo no Natal é  uma loucura tanta comida que na maioria das vezes  vai  para o  lixo  no  outro  dia e alguns exagerados passam mal   por conta da ressaca de tanto   vinho    que   bebeu. Aquele monte de presentes então, nem falar de milhões e coisas inúteis, as famosas "lembrancinhas", que servem só para saciar essa sede de consumo  que nos ataca nessa época do ano e que se  não fosse as contas,  o  salario  iria todo  para as bugigangas que geralmente quem  recebe  as deixam jogadas em  um canto  da casa

Na verdade há uma ou duas perguntas a fazer sobre o  Natal: onde é que está o menino Jesus dos sem-abrigo das cidades que passam o Natal  como outra noite qualquer, deitados sobre papelão? Sem alimentos e com  frio?

 O Natal é um encontro da família, é um mal social  que temos que conviver, e é muito bom podermos estar juntos e esquecer tudo o que nos divide, mas e para as pessoas que não têm família? O que é o Natal para quem a família não existe? Com as nossas famílias juntamo-nos a cantar pelo bem-estar do pobrezinho, mas por baixo da nossa varanda  ou até na casa em frente, pode estar um desses pobrezinhos que diariamente nos passa ao lado… Quem não tem com quem passar o Natal, será que tem Natal? É uma visão simplista demais pensar que é tudo como na nossa casa.

Depois do Natal, despedimos nos, fazemos votos felizes de fim-de-ano os mesmos votos do fim do ano passado ou do  retrasado, e os pobres continuam também   do  mesmo  jeito  ou pior,  sem o  papelão  para dormir  ou  sem   a comida para comer  sem a roupa para vestir, e sem a esperança de um  ano  diferente . e nós passaremos mais um ano sem questionar o  porque de um sistema que produz e reproduz pobreza… nem de perguntar porque é que isto tem que ser assim.


Então pense antes de dizer FELIZ NATAL  pára quem  você não  conhece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário